Já percebeu que não conseguimos pensar fora da caixa porque estamos condicionados a fazer as mesmas coisas de forma repetida?
Quando eu era criança, meu pai sempre fazia uma brincadeira que tinha um quadrado com nove pontos e eu precisava ligar todos eles usando apenas quatro linhas retas, sem tirar o lápis do papel e sem repetir o traço no mesmo local. Existem várias soluções possíveis, mas todas exigem que a pessoa vá além da moldura imaginária ao redor dos pontos. Não é fácil e eu como criança, ficava frustrada querendo resolver rápido e ao mesmo tempo me sentia muito desafiada (amo! rs). A dificuldade dessa brincadeira é que temos a tendência de imaginar automaticamente um espaço limitado pelas bordas.
"É preciso libertar sua mente dos estereótipos, preconceitos e modelos cognitivos tradicionais"
No ensino médio, quando estudava na FAETEC, para fugir da aula de educação física, eu fiz a aula complementar de teatro rs. Eu nunca esqueço de uma aula onde o professor tinha uma caixa cheia de itens básicos do dia a dia e pediu para que cada um escolhesse um objeto. Depois ele pediu para criarmos uma esquete usando esse item sem dar a aplicação original de funcionalidade que ele tem. Eu tinha pegado um pente de bolso e o usei como se fosse um celular. Tivemos menos de 10 minutos para pensar na nova função e no diálogo da esquete. Ambas são brincadeiras simples, mas que me ensinaram a pensar criativamente.
O nosso convite é para que você não só admire as decorações criativas, como também aprenda a desenvolver um pensamento fora do padrão! A base para essa mudança, na nossa opinião, é libertar sua mente dos estereótipos, preconceitos e modelos cognitivos tradicionais. Depois que decide sair dessa zona de conforto para repensar essas questões, você pode:
Prestar atenção ao seu redor: perceba os elementos e faça conexões.
Experimentar coisas diferentes: coloque as experiências novas no seu planejamento de vida e priorize-as.
Mudar o ambiente ao redor: troque alguns itens na sua mesa e altere a posição dos post-its.
Aceitar que nem sempre vai ter as respostas: sempre ouse duvidar de si mesmo
Eliminar a direção do objetivo do seu pensamento: deixe seus mapas estratégicos de lado por um momento.
Buscar maneiras criativas de se conectar com as pessoas: participe de eventos e revolucione seu networking para se relacionar mais profundamente com as pessoas.
Ampliar seu repertório: conecte seus conhecimentos e experiências para sintetizar novas ideias.
Conversar com mais pessoas: enxergue nas pessoas uma oportunidade de ampliar seu campo de visão e quebrar paradigmas que sua mente insiste em preservar.
Entender o problema: observe além das causas comuns para vencer suas respostas prontas.
Vasculhar seu inconsciente: respire fundo e comece a prestar atenção nos seus sentimentos, impulsos, intuições e sensações.
Não fazer nada: a pausa é essencial para desviar o foco do mundo externo e permitir que seu cérebro imagine o futuro, recupere memórias e vivencie profundamente as emoções.
Aqui na plot decora, adotamos essas práticas para a vida! Sempre buscamos expandir nossos horizontes para enxergar além do óbvio e propor decorações criativas que fogem do padrão. Desde detalhes como o movimento do passarinho em uma árvore até vitrines ou grandes esculturas… tudo faz parte da nossa “pasta de inspirações”.
Para ajudá-la(o) a colocar as dicas em prática, separamos algumas ideias com itens do dia a dia ou que são produtos da sua empresa e que podem servir para criar decorações que desconstroem o óbvio:
Referência: Pinterest
Para ver o nosso portfólio com decorações criativas você pode clicar aqui ou pode nos acompanhar no Instagram clicando aqui!
Comenta com a gente se vai fazer o jogo que meu pai brincava comigo ou como pretende trabalhar a sua criatividade e seu pensamento fora do padrão.
Comments