O dia das crianças está chegando e provavelmente a sua empresa está programando as oportunidades que essa data pode trazer, certo?
A data é excelente para estreitar os laços com os colaboradores, promover integração, a amizade, o sentimento de bem-estar através de ações de endomarketing e até gerar mais negócios ou vendas.
Quando nos procuram, a maioria das empresas não sabem ao certo o que fazer. Para ajudar, reunimos algumas dicas de como propor ações fora do padrão e comemorar o dia das crianças com experiências que duram por mais tempo:
1º Entenda que ação faz sentido para a cultura da sua empresa
Quais são os valores da sua empresa? No que ela acredita? Ela preza pela educação, pela tecnologia ou pelo bem-estar, por exemplo? O que a empresa quer alcançar com essa ação? Essas são as primeiras perguntas que o time deve pensar quando for estruturar a ação. Mas, independentemente da cultura, um ponto que acreditamos ser essencial é preparar uma experiência. Um momento interativo - de preferência entre os pais e os filhos - e que vai além de apenas mostrar para as crianças o dia a dia ou trabalho dos pais.
2º Pense em como quer conduzir a ação
Neste ponto, recomendamos uma pesquisa com os funcionários para saber a quantidade e o perfil das crianças que vai alcançar. Também é preciso ter em mente o local disponível, o tempo de duração da ação e claro, o orçamento.
Muitas empresas ainda se limitam com a questão do gênero das crianças, mas assim como na vida, é possível fazer atividades que são interessantes para qualquer gênero e que não precisam ficar “presas em caixas”. Ter um tema de fundo pode ajudar a ampliar a sua criatividade e facilita na hora de procurar fornecedores, caso você esteja com dificuldades.
3º Construa um tema
Sempre preferimos construir decorações em conjunto com o público-alvo. Ou seja, o ideal é se planejar para incluir sugestões de temas na pesquisa que mencionamos acima.
Você pode se surpreender com ideias simples, originais e que vão ser melhor direcionadas. Não pressuponha que as meninas vão querer ver as princesas e os meninos brincar de carrinho.
Existem temas, como: cinema, música, pintura ou artes e brinquedos que além de funcionar muito bem para qualquer gênero, também possibilitam atividades divertidas.
Outro caminho é propor temas que tenham sinergia com o segmento ou com a cultura da sua empresa. Por exemplo: Filme Divertidamente para empresas de recrutamento ou de saúde, Up Altas Aventuras ou cabanas para imobiliárias, confeitaria para empresas do segmento de doces, abelha para empresas de vacina e por aí vai.
4º Desperte a criança dos colaboradores e crie atrativos divertidos para os filhos
A data permite criar ações que lembrem a época da infância dos funcionários e, também, momentos que refletem a vivência da infância dos filhos dos funcionários. Para garantir um dia das crianças com experiências que duram por mais tempo, a sua empresa pode oferecer momentos de alegria e envolvimento das crianças com os pais.
Contratar animadores, contadores de histórias e maquiadores infantis são caminhos mais fáceis e os mais utilizados. Mas saber que a mãe ou o pai parou por menos de 2 horas para assistir uma sessão de filme e comer pipoca junto é o que vai fazer diferença para as crianças. Ou quem sabe ter mãe e filha como ajudante do mágico durante uma apresentação. Nesse caso, recriar memórias, criar novas histórias, dar risada, construir lembranças e se divertir será o plano base para as ações. Isso sim vai criar memórias afetivas com o seu público interno.
Para inspirá-la(o), separamos algumas decorações que se encaixam nas dicas que mencionamos:
E por fim, não custa lembrar que, cada vez mais as pessoas querem ver e sentir a autenticidade das mensagens e das ações que são oferecidas a elas. Realizar ações de endomarketing ou de vendas apenas para gerar cliques e mídia são facilmente detectáveis e além de não gerar engajamento, não contribuem com a produtividade e com o sentimento de pertencimento.
Comments